Diversos

O olhar da fotógrafa e o olhar da palhaça

Dra. Mar
Dra. Mar Denise Ramalho

#Registro Fotalhacísticouando a palhaça é fotógrafa e a fotógrafa é palhaça

#hospitalerastogaertner #humanização #afeto #photo #voluntariado

O olhar da fotógrafa e o olhar da palhaça

Como foi fotografar os palhaços?

Juntei duas atribuições que gosto muito!
Fui convidada a fotografar o dia a dia dos Especialistas da Alegria. Fiquei feliz e encantada com o convite e pensei:

“_Sou uma palhaça integrante do Grupo, e agora como fotógrafa vou conseguir registrar com o meu olhar o que vejo no dia a dia dos palhaços.”

Como palhaça em hospital:
Eu descobri que sou um mero instrumento de algo maior, a sintonia, a fala, os gestos que acabamos fazendo são especiais. Estudamos as técnicas mas no dia a dia sentimos que tem algo mágico que não é técnica. Algo surpreendente acontece e logo vemos uma filha agradando os palhaços por estarem no dia da cirurgia da mãe, depois vemos uma pessoa que negava o pedido de dança, dançando em comemoração ao último dia de tratamento, o dia da cura.
E o que os palhaços fazem? Acompanham os comunicados de alta e fazem os desejos alta de maneira “palhacística” (que é muito engraçada).

Agora, como Fotógrafa:
Eu acompanhei uma semana a atuação dos palhaços e sabe como foi? Foi muito especial!!! Foi sentir o ambiente, foi acompanhar o trabalho e constatar que a mágica estava ali. Pessoas sorrindo e em algumas situações que eu chegava antes conseguia ver a transformação do ambiente. Foi encontrar um dos pacientes da minha palhaça e perceber que quando estou caracterizada ele me recebe com o sorriso no rosto e uma piada para me ensinar. Quando os palhaços chegaram ele mudou e percebi como a pequena máscara que cobre o nariz pode abrir portas/sorrisos, mudar vibrações, levar a energia para outro lugar.


Na edição e finalização pude constatar com mais detalhes o significado dos braços estendidos aos abraços, das cantorias, das massagens, das palmas aos aniversariantes e do Amor.